Exogenus Therapeutics capta 800 mil euros para levar o Exo-Wound até ao mercado

05primeiropremioanje

A Exogenus Therapeutics, startup que conquistou recentemente o Prémio do Jovem Empreendedor com uma inovadora solução para o tratamento de feridas crónicas, acaba de fechar uma ronda de financiamento depois de captar 800 mil euros. O investimento foi assegurado pela Caixa Capital e a Change Partners e pretende viabilizar o crescimento da empresa biotecnológica que concentra a sua atividade no desenvolvimento pré-clínico e clínico de terapias inovadoras de medicina regenerativa.
O Exo-Wound é o principal produto da empresa e traz resposta aos problemas de mais de 50 milhões de cidadãos portadores de doenças crónicas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 70% deste número global de pacientes não consiga obter resultados satisfatórios no processo de cura com os tratamentos disponíveis no mercado, facto que abre a porta à introdução de soluções mais eficazes.
O Exo-Wound é a resposta da Exogenus Therapeutics para as necessidades do mercado e os testes em modelos animais revelaram a aceleração no processo de cura. O produto está atualmente no estado de desenvolvimento avançado e deve chegar à fase clínica em 2019. Na opinião de Joana Simões, fundadora do projeto, “este financiamento é crucial para continuar o desenvolvimento do Exo-Wound”. “Agora temos condições para dar mais um passo no desenvolvimento do Exo-Wound rumo à etapa de testes clínicos”, complementa a empreendedora.
Stephan Morais, diretor executivo da Caixa Capital, refere que “espera continuar a trabalhar com a equipa da Exogenus Therapeutics para ajudar esta solução inovadora a chegar até aos milhões de pacientes afetados por doenças crónicas”. Já Pedro Pinheiro, diretor executivo da Change Partners, menciona que “este investimento mostra que a Change Partners deposita confiança no I&D e no IP gerados em Portugal”.
09.12.2015