A start-up biotecnológica Exogenus Therapeutics está a desenvolver o seu primeiro produto que se chama Exo-Wound. Está vocacionado para o tratamento de feridas crónicas e arrecadou o prémio de Jovem Empreendedor atribuído pela ANJE.

Chama-se Exogenus Therapeutics, está a trabalhar no desenvolvimento de um tratamento inovador de feridas crónicas, derivado de sangue do cordão umbilical, e venceu o 17º Prémio do Jovem Empreendedor atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O prémio foi entregue na noite de quarta-feira, 18 de Novembro,na Alfândega do Porto, durante o jantar de gala da Feira do Empreendedor 2015. Fundada por Joana Simões Correia, Ricardo Neves e Luísa Marques (na foto) este ano, a start-up está já na fase final de desenvolvimento do seu primeiro produto, chamado Exo-Wound e que consiste num inovador tratamento de feridas crónicas, derivado de sangue do cordão umbilical, de acordo com o comunicado enviado às redacções. O agente activo utilizado por esta terapia “é mais eficiente do que o tratamento convencionais pelo facto de utilizar células que não são vivas e que não induzem respostas imunitárias”, segundo a mesma fonte.

A empresa lidera por Joana Simões Correia está incubada no Biocant Park, em Cantanhede, e recebeu capital de semente da Caixa Capital, unidade de capital de risco da Caixa Geral de Depósitos. Como grande vencedora do prémio promovido pela ANJE, a Exogenus Therapeutics vai receber 20 mil euros em dinheiro e um conjunto integrado de apoios no valor de 10 mil euros.

(ver notícia completa)